Avaliacao do consumo alimentar em criancas e adolescentes - 12.10.2010

A avaliação do consumo alimentar é uma área de extrema importância, uma vez que fornece informações fundamentais sobre a alimentação e seu papel na saúde. Diversos métodos podem ser utlizados para avaliar o consumo alimentar da população, sendo que deve ser escolhido o método mais adequado de acordo com as informações que se deseja conhecer e o tipo da população em estudo, tendo demonstrado bons resultados na aplicação em crianças e adolescentes.
Pesquisa recente foi realizada com o objetivo de identificar fatores nutricionais que influenciaram o controle glicêmico de crianças e adolescentes que participaram do estudo. O consumo alimentar foi avaliado por meio de Questionário Quantitativo de Frequência Alimentar validado e adaptado à população estudada, sendo também abordado o controle glicêmico. Os resultados perimitiram observar que as dietas com maior teor de proteína, menor teor de gordura saturada e com índice e carga glicêmica mais baixa afetaram positivamente o controle glicêmico dos indivíduos estudados.
Outra pesquisa verificou como o Recordatório Alimentar de 24 horas utilizado como instrumento de avaliação do consumo alimentar contribui para a avaliação de parâmetros biológicos envolvidos no metabolismo de cálcio, fósforo e vitamina D em crianças e adolescentes de baixa estatura. De acordo com os resultados, o instrumento de avaliação de consumo utilizado pareceu adequado na estimativa do consumo alimentar de micronutrientes na população estudada.
Os dados dos estudos evidenciam a importância da avaliação do consumo alimentar para avaliar a qualidade da alimentação e assim relacionar com possíveis necessidades especiais de ingestão alimentar, para garantir a qualidade de vida e saúde da população.

Fontes:
QUEIROZ, Karla Cristina; SILVA, Ivani Novato and ALFENAS, Rita de Cássia Gonçalves. Associação entre fatores nutricionais e o controle glicêmico de crianças e adolescentes com diabetes melito tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab. 2010, vol.54, n.3, pp. 319-325.

BUENO, Aline Lopes and CZEPIELEWSKI, Mauro Antônio. O recordatório de 24 horas como instrumento na avaliação do consumo alimentar de cálcio, fósforo e vitamina D em crianças e adolescentes de baixa estatura. Rev. Nutr. 2010, vol.23, n.1, pp. 65-73.