Transicao nutricional - 12.10.2010

A desnutrição e o baixo peso eram constantes problemas de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. Porém, nos últimos anos, o problema do baixo peso deu lugar á obesidade e suas doenças relacionadas, devido ao acesso á alimentos com alta densidade calórica e o estilo de vida sedentário.
Estudo recente avaliou o estado nutriconal de crianças menores de 10 anos e destacou o fato de haver maior prevalência de sobrepeso em relação á desnutrição na população urbana, enquanto a população rural apresentou maior prevalência de desnutrição e risco nutricional.
Os fatores da transição nutricional são abordados em pesquisa recente, como identificar os fatores de risco modificáveis para a prevenção das doenças crônicas no adulto, principalmente os fatores referentes á proteção da população infanto-juvenil em relação ao marketing dos alimentos e bebidas. De acordo com o estudo, a regulamentação da publicidade de alimentos voltados para a população infanto-juvenil colabora com o bom desenvolvimento de trabalhos de promoção da saúde e de prevenção de doenças em todas as faixas etárias desde a infância.
Os dados dos estudos evidenciam a ocorrência e fatores que tem causado a transição nutricional na população brasileira, sendo necessário o desenvolvimento de intervenções nutricionais com o objejtivo de melhorar a qualidade da alimentação e consequentemente colaborar para que a população alcance e mantenha um estado nutricional adequado, garantindo saúde qualidade de vida.

Fontes:
FELISBINO-MENDES, Mariana Santos; CAMPOS, Mirelle Dias and LANA, Francisco Carlos Félix. Avaliação do estado nutricional de crianças menores de 10 anos no município de Ferros, Minas Gerais. Rev. esc. enferm. 2010, vol.44, n.2, pp. 257-265.

Lang, Regina Maria Ferreira; Nascimento, Anelise Noronha do; Taddei, José Augusto de Aguiar Carrazedo. Nutritional transition and child and adolescent population: protective measures against the marketing of harmful food and beverages. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 34(3)dez. 2009.